segunda-feira, 2 de junho de 2014

RESENHA: O REI DE AMARELO

OIS!
Mais uma resenha! AE!

Depois de um tempo meio parada, vou tentar movimentar mais as resenhas aqui! o/

Bom hoje vou falar sobre 'O Rei de Amarelo', livro alias que eu tenho citado bastante por aqui e que até ganhou um post só para ele esses tempos, falando do autor, em quem ele se inspirou e quem ele influenciou depois. Para quem quiser, relembre aqui!
Ah, essa resenha também está no canal, para quem quiser!

Enfim, vamos ao que interessa!

(Meio ruim essa foto, né? Não achei quase nenhuma!)


Sinopse (bem) rapidinha: Bom, esse livro é impossível de ser resenhado como um todo. Ele é composto por onze contos. Seis de fantasia e cinco realistas. Antes de falar do livro, vou falar do autor. Chambers é muito famoso por criar um universo sobrenatural que influenciou muitos nomes que vemos por aí. Esse livro foi publicado em 1895 e tem vários contos parcialmente interligados pelo livro ‘O Rei de Amarelo’, que é fictício e nunca tem seu conteúdo revelado por completo. No livro diz que quem lê o ‘Rei’ fica insano e louco. A partir disso acontecem as histórias sobrenaturais que tem sempre a menção do livro e algum personagem fortemente ligado a ele.
Na parte realista são cinco contos ambientados em Paris com temas diversos, mas com um fundo de suspense sempre. Outro ponto comum é que ele sempre usa o mesmo tipo de personagens e profissões. Esses contos também tem uma linha tênue de ligação entre um e outro.
O livro anda com muito hype por aí porque o seriado ‘True detective’ que foi um super sucesso se inspirou no universo dele. Antes do seriado nomes como H.P Lovecraft, Marion Zimmer Bradley e Stephen King também andaram se inspirando no trabalho do Chambers.

NOTA: 5/5         
   
PONTOS FORTES: Achei que Chambers criou um clima muito bom nos contos sobrenaturais e toda essa coisa do ‘Rei de Amarelo’. O universo não é tão profundo, mas o clima é sensacional. Toda aquela coisa do proibido e de que ninguém deve ler o livro deixa a gente curioso o tempo todo sobre ele. Esse clima sobrenatural que você não identifica se o personagem está sonhando, se está se passando no nosso mundo, se é real é muito bom! Os personagens dele são muito bem feitos e achei que ficaram perfeitos em cada conto.

PONTOS FRACOS: Achei que na parte realista tem uns dois contos meio arrastados. Parei de ler na metade porque ficou meio chato, aí peguei de novo, aquela coisa, sabe? Mas só na parte ‘realista’, mesmo.

O QUE MAIS GOSTEI: Gostei mais da primeira parte, claro, rs. Sou bem mais fã de fantasia, todo mundo sabe. Gostei muito do lance do livro ser proibido e dessa aura macabra que ele tem. Mas o principal pra mim e que eu mais gostei foi a linha tênue que liga alguns contos entre si. Ele faz bem discretamente e deixa aquela coisa de ‘será que é mesmo?’. Aí rola umas dúvidas quanto à realidade que a história se passa, o tempo que passou entre um e outro, essas coisas! Muito foda!

O QUE MAIS: Bom a edição que eu tenho é o lançamento da Intrínseca do mês passado. Ficou muito linda! O livro é todo bem feito, com as divisões dos contos super bonitas, com uma apresentação e tals, curti! Gostei muito também que o livro é cheio de notas, então tem muita informação sobre o universo, os contos, a ambientação é ótimo porque nignuém é obrigado a saber de todas as minúcias e pra não ficar parando pra ir atrás das ligações é bem bacana ter essas explicações todas aí! Curti muito e recomendo!

Para quem quiser dar uma pesquisada sobre cada conto individual (meus preferidos com *) :

O reparador de reputações*
A máscara*
No Pátio do Dragão
O Emblema Amarelo*
A Demoiselle d'Ys*
O paraíso do profeta
A rua dos Quatro Ventos
A rua da primeira bomba
A rua de Nossa Senhora dos Campos*
Rue Barrée*


Alguém leu também? O que acharam?


:)

                           Youtube - Facebook - Instagram - Pinterest - Skoob - Twitter Tumblr

Nenhum comentário:

Postar um comentário